Estar presente no YouTube é uma ótima maneira de chamar a atenção para sua marca e obter novos leads. No entanto, fazer um canal crescer não é tarefa fácil. Quando você administra um canal pequeno, você compete com marcas e criadores bem estabelecidos e com grande número de seguidores. Então, como conseguir atrair leads e aumentar vendas por meio do marketing de vídeo?

É aqui que entram as tendências de pesquisa do YouTube.

Criadores de vídeos usam os assuntos em alta no YouTube para embasar suas estratégias de conteúdo, produzir vídeos virais e até mesmo republicar vídeos antigos que não performaram tão bem.

Neste artigo, você verá:

  • Por que você deve usar as tendências de pesquisa do YouTube para obter ideias para novos vídeos

  • Como encontrá-las

  • A diferença entre o Google Trends para YouTube e os vídeos em alta

  • Como escolher as tendências de pesquisa certas do YouTube para a sua estratégia

Por que usar as tendências de pesquisa do YouTube

De acordo com uma pesquisa, as pessoas gastam, em média, 19 horas por semana assistindo a vídeos on-line. Como o YouTube é o segundo site mais visitado do mundo, podemos concluir que a maior parte desse tempo é gasto nele.

É por isso que é tão importante saber quais assuntos estão em alta.

As tendências de pesquisa do YouTube fornecem dois tipos de ideias:

  1. Ideias de temas nos quais as pessoas têm demonstrado interesse

  2. Assuntos em alta com menos concorrência, mas bastante interesse

Vídeos criados com base nesses assuntos têm mais chances de aparecer em recursos do YouTube, como os vídeos sugeridos. Além disso, os vídeos de tendências têm mais chances de ter um bom desempenho. Criadores de conteúdo conseguem se destacar quando utilizam estratégias baseadas nas tendências.

Como encontrar tendências do YouTube

Muitos criadores podem ter tido sorte de observar uma tendência no seu feed e, acidentalmente, descobrir o poder dos assuntos em alta. No entanto, se você quiser realmente aproveitar as tendências de pesquisa do YouTube, essas ferramentas podem ajudar a obter melhores resultados.

1. Em alta

O YouTube seleciona uma lista de vídeos virais em uma página chamada “Em alta”. Esses vídeos geralmente cobrem os assuntos de maior interesse no momento.

Os temas variam de vídeos sobre música e filmes a celebridades e eventos mundiais. O YouTube atualiza esta lista a cada 15 minutos.

Os vídeos de tendências são baseados em alguns elementos, incluindo:

  • O número de visualizações

  • A rapidez com que o vídeo gera visualizações

  • A origem das visualizações

  • A idade do vídeo

  • O desempenho do vídeo em comparação com outros vídeos do mesmo canal

Para encontrar vídeos em alta, clique na guia Explorar na barra lateral e selecione Tendências.

2. Google Trends para YouTube

Usar o Google Trends especificamente para o YouTube permite verificar a popularidade de um assunto. O Google Trends exibe a análise de popularidade das pesquisas no YouTube para palavras-chave e tópicos.

Os dados que você vê no Google Trends não são números absolutos, mas representam a popularidade relativa em um determinado tempo. Para usar o Google Trends, vá diretamente para a página de tendências do YouTube ou filtre por “Pesquisa do YouTube”.

3. Rastreador de classificação de vídeo

O Video Rank Tracker permite que você monitore o desempenho do seu canal e dos canais concorrentes. Essa ferramenta exibe a classificação média de cada palavra-chave que você acompanha.

Com o Video Rank Tracker, você pode observar quais vídeos têm bom desempenho e criar conteúdos semelhantes em seu canal.

4. Semrush Social Media Tracker

Você também pode acompanhar o desempenho do seu canal ou dos canais concorrentes em relação às tendências do YouTube com o Social Media Tracker. Adicione concorrentes para obter insights sobre vídeos, inscritos e engajamento.

Como escolher tendências de pesquisa do YouTube

Para garantir que suas escolhas de tendências sejam adequadas, siga algumas etapas:

1. Considere seus objetivos

Qualquer tráfego que não atenda suas metas não passará de métrica de vaidade. Foque em assuntos que atraem seu público-alvo qualificado.

2. Verifique a popularidade e o potencial de crescimento de cada tendência

Algumas tendências são temporárias e podem não trazer retorno a longo prazo. Verifique o volume de pesquisa e o potencial de crescimento antes de criar conteúdo.

3. Priorize por alinhamento de canal

Busque tendências que estejam alinhadas com os tipos de vídeo que você já produz e que têm bom desempenho, utilizando as ferramentas para guiar suas escolhas.

Métricas e Resultados no Marketing de Vídeo

O retorno sobre o investimento no marketing de vídeo pode ser significativo. Além de monetização direta, muitos criadores conseguiram aumentar suas receitas através de anúncios e patrocinadores ao criar conteúdos relevantes.

Portanto, dominar as tendências de pesquisa do YouTube não é apenas uma estratégia eficaz para aumentar visualizações, mas também para aumentar a lucratividade e engajamento com o público.

Técnicas Avançadas para Capturar a Atenção

Utilizar técnicas criativas e persuasivas pode elevar a qualidade do conteúdo. Aborde temas que estão em alta com um toque único, oferecendo ao seu público algo diferente.

Além disso, interagir com a audiência nos comentários e durante as transmissões ao vivo pode fortalecer seu relacionamento e aumentar a retenção de espectadores.